Aviões monomotores, bimotores e turbo-hélices
Os aviões monomotores, bimotores e turbo-hélices fazem uso de um motor que faz girar á hélice, criando a potencia necessário para fazer a aeronave ir para frente.Os turbo-hélices são motores à reação (jato) que impulsionam uma hélice. São muito silenciosos, mas possuem velocidades, capacidade de carga e alcance menores do que os similares a jato. Porém, são mais baratos e econômicos do que os aviões a jato, o que os torna a melhor opção para pessoas que desejem comprar um avião próprio ou para pequenas companhias de transporte de passageiros ou de carga.
Aviões a jato
Aviões a jato usão de turbinas para criar a força necessária para mover da aeronave para frente. Aviões a jato possuem muito mais força e criam uma força muito maior do que aviões que fazem uso de turbo-hélices. E podem carregar muito mais peso e possuem maior velocidade do que turbo-hélices. Um porém é a grande quantidade de som criada por uma turbina, isto faz que aviões a jato uma fonte de poluição sonora.
Grandes widebodies ("corpos largos"), como o Airbus A340 e o Boeing 777, podem carregar centenas de passageiros e várias toneladas de carga, podendo voar uma distância de até 16 mil quilómetros - pouco mais que um quarto da Terra.
Aviões a jato possuem altas velocidades de cruzeiro (700 a 900 km/h) e velocidades de decolagem e pouso (150 a 250 km/h).
Numa operação de aterrisagem, devido à alta velocidade, o avião a jato faz grande uso dos flaps para permitir uma aproximação em velocidade mais baixa (pois estes aumentam a superfície das asas e consequentemente a sustentação), e do reverso (a turbina gera um fluxo de ar para frente, e não para trás), com oa condição de diminuir a velocidade da aeronave após chegar o solo.
Eles possuem um dispositivo na turbina chamado reverso.O reverso os ajuda na frenagem do pouso e(se precisar),no procedimento de aborto de decolagem.
Aviões supersônicos
Dois F-22 da Lockheed Martin, em vôo.Aviões supersónicos, como o Concorde e caças militares, fazem uso de turbinas especiais, que fazem potência necessária para um voo mais rápido que a velocidade do som. Além disso, o desenho do avião supersónico apresenta varias diferenças com o desenho de aviões subsónicos, tudo de modo a superar do modo mais fácil possível o atrito o ar.do aparelho com
Nos caças, a área das asas são reduzidas, fazendo o menor atrito com o ar (que permite alcançar velocidades extremas), necessitando de uma velocidade muito grande para compensar essa característica. A velocidade de decolagem de certos caças chega à 300km/h, outros precisam de mais velocidade. Por isso, jamais se vai ouvir que um caça fez uma aterrissagem forçada, pois na ausência de altas velocidades estas aeronaves não planam, caem rapidamente, como uma fruta.
Em porta-aviões, usa-se uma espécie de catapulta linear, movida à pressão do vapor proveniente do próprio motor da embarcação. Essa catapulta fica abaixo da pista, ficando visível apenas um gancho no chão da pista, que encaixa no trem de pouso da aeronave e a impulsiona fazendo-a atingir a velocidade necessária para decolagem em uma pista curta. No pouso a velocidade é igualmente alta. Então o caça abaixa um bastão com um gancho na ponta (localizado na parte de trazdo avião), que prende-se à cabos de aço esticados na pista, ajudando a parar rapidamente.
O voo em velocidade supersónica cria muito mais poluição sonora do que o voo em velocidades subsónicas. Isto limita os voos supersónicos a áreas de baixíssima ou nenhuma população. Quando passam numa área de maior populacão, os aviões supersónicos são obrigados a voar em velocidade subsónica.
Algumas aeronaves são capazes de voar em velocidades hipersónicas, geralmente, velocidades que superam cinco vezes a velocidade do som.
Muito bom, falta falar sua experiência com o PA, sua conclusão e se tiver algum agradecimento também o faça. Tem até domingo,tá?
ResponderExcluirE ai minerão blz?
ResponderExcluirparabens cara ficou bem legal
eu tinha um montão de duvidas sobre aviões
e tirei todas elas, seu texto ficou muito bom.
Abração